OS TRÊS REIS

Author: Gi / Marcadores:


Eram três reis, cada um vindo de um reino diferente, caminhando na direção de uma estrela que só eles viam. Gaspar navegara do norte... Balt-hazar viera do sul em seu cavalo e Mélek-hor viera do oeste, em seu camelo. E depois de muito viajar chegaram a uma encruzilhada. Nela se cruzavam os quatro caminhos do mundo: o do norte, o do sul, o do oeste e um quarto caminho... Olhando na direção do quarto caminho podia-se ver, no horizonte, uma estrela brilhante... Foi ali que os três descobriram que haviam sofrido a mesma nostalgia. Todos haviam visto a estrela que ninguém mais vira. Todos haviam ouvido uma estranha melodia que os chamava... E resolveram que dali para a frente viajariam juntos.
E assim foi. Por vários dias caminharam... e noite já escura chegaram a um minúsculo vilarejo: Beth-léhem; que fica precisamente na divisa entre dois grandes reinos. À esquerda está o Reino da Fantasia.  E à direita está o Reino da Realidade. Aqueles que vivem no Reino da Fantasia ficam loucos. E aqueles que vivem no Reino da Realidade também, porém loucos de outra espécie: eles perdem a capacidade de sentir a beleza... Somente se salvam da loucura aqueles que vivem em Beth-léhem.
Todos dormiam. O ar estava perfumado com flores de jasmim e magnólia. Era uma noite de paz. A estrela iluminava uma gruta. Era uma estrebaria. convivendo com os animais havia uma pequena família: um jovem e uma jovem que amamentava um nenezinho recém-nascido. Perceberam, então, que não era a estrela que iluminava a cena. Era o nenezinho que iluminava a estrela e puderam ver nela, refletido como num espelho, o rosto da criancinha. Aí compreenderam o grande segredo: “O universo é um berço onde uma criança dorme!”
Os reis olharam cada um para o outro e disseram: “Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança... Tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, jóias – pesadas coisas de adulto – e as depuseram no chão e partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo.
Gaspar transformou-se em poeta. Balt-hazar virou palhaço, pois compreendeu que o riso é também uma forma de oração. E Mélek-hor resolveu fabricar brinquedos uma vez que descobriu o prazer supremo de brincar. Quem brinca volta a ser criança. E quem volta a ser criança está de volta ao Paraiso.


Rubem Alves
do livro Os Três Reis
(trechos da versão condensada publicada pela Revista Bons Fluídos, ed. 104, dez/2007)

FELIZ NATAL E UM ALEGRE ANO NOVO!!!
SEJAMOS TODOS BEMVINDOS AO PARAISO.

1 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.